Publicado por: Carol | 09/04/2010

Viagens – Foz do Iguaçu

Meu primeiro post sobre viagens será sobre o local mais surpreendente que eu já fui: Foz do Iguaçu.

A intenção deste post é deixar algumas dicas de viagens, pois não há palavras ou fotos que possam explicar como é impressionante contemplar as cataratas do iguaçu.

Não esqueça de levar seu RG ou seu passaporte. CNH ou outro documento não são aceitos pelas aduanas.

1º dica: O avião- Se seu voo for de São Paulo para Foz do Iguaçu, sente-se do lado esquerdo do avião. Quando for dado o sinal de “pouso autorizado” você conseguirá ver as cataratas pela sua janelinha!

2º dica: A cidade- A cidade é bem planejada e pode-se contar com o transporte público. Fui para todos os passeios de ônibus de linha e não tive nenhum problema. Perde-se em conforto, mas economiza-se muito em dinheiro. Procure um hotem perto do terminal de ônibus. O Shopping Cataratas tem uma enorme praça de alimentação, supermercado e casa de câmbio.

O serviço de atendimento ao turista da cidade funciona pelo telefone 0800 45 1516 ou pelo site.

3º dica: Cataratas- As cataratas estão dividias em dois parques: O brasileiro e o argentino. Para os dois passeios minha dica é levar na mochila: água gelada do hotel (pois dentro dos parques é bem mais caro), protetor solar, barrinhas de cereais e proteger celulares, documentos e dinheiro com sacolinhas plásticas. Dependendo da época do ano, é possível sair totalmente molhado de alguns mirantes.

No lado brasileiro não deixe de fazer o Macuco. O passeio é caro mas vale a pena pois você entra com o bote embaixo de uma queda d’água. Prepare-se para sair totalmente molhado. Pode-se deixar o tênis e documentos com os guias que ficam em terra.

No lado argentino a dica é ir com pique pois caminha-se por volta de 6 km. O parque argentino só aceita pesos e a água custa uma fortuna. A vista do lado argentino é mais emocionante pois chega-se bem perto das quedas dágua. Para se chegar lá de ônibus precisa-se ir até o Terminal de Foz, pegar um ônibus que vá até o terminal de Puerto Iguazu e de lá pegar um ônibus para o Parque Nacional das Cataratas. Eu desci antes do Terminal de Puerto Iguazu, lanchei numa lanchonete bem sujinha, troquei meu dinheiro numa casa de câmbio e comprei garrafinhas de água num supermercado. Um estabelecimento ao lado do outro. O ônibus que vai até o Parque Nacional passa em frente a lanchonete.

dica: Itaipu- Se quiser conhecer Itaipu recomendo fazer o passeio Circuito Especial. Vá com bermuda abaixo do joelho ou calça e tênis. Caso os guias achem seu sapato fora dos padrões de segurança, você terá que usar um sapato fornecido por eles. Nesse passeio é possível ver como a energia é feita! Impressionante!

Pegando um ônibus é possível chegar até a Ponte da Amizade e conhecer o Paraguai.

5º dica: Compras Paraguai- A Ciudad del Este é famosa por suas lojas de eletrônicos (de qualidade duvidosa).

Minha dica é de que não vale a pena arriscar comprar algo lá. Mas, se mesmo assim você quiser comprar algo, sugiro que você compre no Monalisa ou no Shopping Del Este.

O Shopping Del Este fica bem ao lado da Ponte da Amizade e o Monaliza uma quadra mais para frente (seguindo a avenida da ponte). O Shopping Del Este tem várias lojas, algumas com brasileiros atendendo, e possue traslado de alguns hotéis de Foz do Iguaçu. Há uma praça de alimentação (bem) pequena e banheiros limpos.

O Monaliza é uma loja com vários produtos importados e preços semelhantes ao do Duty Free da Argentina. O local é bem agradável, com seguranças, música de piano e banheiros limpos e bonitos.

Pode-se atravessar a Ponte da Amizade a pé, de ônibus, van ou taxi. Passando-se a pé você terá que mostrar seu RG ou passaporte. De ônibus é um pouco mais emocionante, pois um policial da receita entra no ônibus e revista quem ele achar necessário. No meu ônibus tinha bastante gente suspeita.. O_O

dica: Compras na Argentina- O Duty Free possue transporte gratuitos de alguns hotéis. Bebidas, perfumes e maquiagens estão (ou estavam quando eu fui em fevereiro de 2010) com preços bons, mas roupas, eletrônicos e comidas não estavam. Aceita-se cartão de crédito.

dica: Cassino- O Cassino Iguazu possue traslado gratuito de alguns hotéis. Há um restaurante a la carte – bem caro – e  um restaurante buffet – com preços mais justos. Para economizar no jantar e gastar mais nos jogos vale a pena jantar em Foz do Iguaçu.

Fim das dicas!

Espero ter ajudado alguém! Por favor deixe seu comentário!

Veja dicas de viagens para Gramado-Canela e Porto Alegre.

Responses

  1. Parabéns pelas dicas sobre Foz do Iguaçu. São realmente muito boas. Quando eu lá for vou levar suas dicas comigo.
    Parabéns pelo novo blog.

  2. Olá Carol, deixo aqui novamente meus comentários:

    Desde Dez/09 a CNH é aceita como documento para atravessar as fronteiras.

    No comércio paraguaio existem dezenas de lojas de confiança (principalmente nos shoppings) e vale a pena sim comprar lá, principalmente eletrônicos e informática (é muito mais barato).

    Atravessar a ponte a pé NUNCA, JAMAIS….a chance de ser assaltado é muito grande.

    Dentro do parque nacional brasileiro existem outros passeios muito bons além do Macuco como o voo de helicóptero, rafting, rapel, arvorismo, escalada, tirolesa e trilhas.

    Parabéns pelo blog, vc resumiu muito bem os passeios

    • Eles não aceitam a CNH na fronteira!
      É preciso levar o passaporte ou Rg!

  3. adorei as pessoas suspeitas no seu onibus carol!kkkkkkkkkkkkkkk

    • adorei as pessoas suspeitas no seu onibus carol!kkkkkkkkkkkkkkk [2]

      Parabéns pelo seu post. Ontem mesmo eu escrevi sobre um documentário que uma parte foi feita ai no Brasil. Veja lá no meu blog e se possível, comente também.

      Beijocas

  4. Carol! Legais demais suas dicas! E comprei minhas passagens pela Gol na internet e estava em dúvida para marcar lugares no avião, agora não teho mais..rs… Cada uma é super util pra quem vai pela primeira vez para Foz, como eu!
    Valeu!

  5. Carol, sou moradora de Foz do Iguaçu e ADOREI SUA IMPRESSÃO DE NOSSA CIDADE, É BEM ASSIM, QUEM É ESPERTA SE DÁ BEM NOS PASSEIOS, AQUI TEM MUITA COISA BOA, MAS MUITAS VEZES A MÍDIA SÓ DÁ AS NOTÍCIAS QUE DÃO IBOPE

    • Carol,
      Parabéns pelo blog. Estive esta semana em Foz com minha família, e realmente, suas dias estão compatíveis com a realidade. Acrescentaria mais uma: é possível e mais barato fazer todos os passeios de ônibus, e com isso economizar bastante. Para isso, é bom hospedar-se perto do terminal rodoviário. Fui para as cataratas, Porto Iguazu e Itaipu de ônibus. Fiquei com dúvidas sobre a segurança do ônibus para ir a Ciudad del Leste e paguei R$ 100,00 por uma van, para levar e trazer.
      Abraços,

      • Everaldo,
        obrigada pelos comentários e pela dica!
        Você tem dica de hotel? Fiquei em um hotel bem fraquinho, por isso não coloquei nehuma opção de hotel no post!
        Não tive muitos problemas para cruzar a ponte da amizade de ônibus, mas se você e sua família se sentiram mais seguros, tenho certeza que os R$100 foram um belo investimento.

  6. Olá pessoal, passei aqui para deixar um mini relatório da minha viagem que aconteceu em mar/2012, muito boa. Não encontrei nenhum translado anteriormente acessível, tinha a intenção de alugar um carro, alias dois devido a estarmos em familia, total de 8 pessoas. Chegando no aeroporto pegamos o taxi para a pousada, no caminho o taxista fez contato com conhecidos para fazer os translados para os pontos turisticos, além de ser preço melhor do que os pesquisados deixei para verificar na pousada, lá conseguimos um preço melhor, peguei o contato do cara da van, atencioso, gente boa, valeu a pena e deu boas dicas, (Heberth dos Santos, 45- 35252471/99760093; heberth_betinho1@hotmail.com). A pousada ficamos na El Shadai, simples mais boa, os pontos turisticos são muito bons, cataratas, parque das aves, itaipu. No paraguai é muito interessante os preços, tem que ficar atento quanto as cotas, porém no aéroporto passamos sem problemas, lembrando que o que passar no seu corpo não é verificado na receita, somente no detector de metais que é outra coisa, o foco da receita é grandes quantidades do mesmo produto ou de alto valor.
    No mais foi muito bom, curtimos e aproveitamos bem o tempo que tivemos por lá.

    Recomendo.

  7. Oi Carol ! Gostei das dicas p/ foz… O que quero saber êh quais os hotéis oferecem o transporte gratuito p/o cassino??… Vi este tipo de coemntrios em vários lugares mas não sei quais hotéis são estes…. Obrigada!

    • Maristela,
      as vans são um serviço do cassino.
      Até onde eu saiba, é só você avisar no hotel que você deseja ir ao cassino que eles chamam o serviço da van..
      Vê com o hotel que você pretende ficar se eles tem os contatos desse pessoal..

      Boa viagem!

    • Maristela, eu fiquei no Hotel Del Rey, e lá eles tinham o serviço de van, com traslado gratuito para o Cassino e também para compras no Paraguay. Geralmente eles já oferecem aos hóspedes.

  8. E foi certinha a dica do lado do avião! Fui em 2010 e não voltei aqui para agradecer. Tirei fotos das cataratas lá do alto!

    • Fiquei muito feliz com o seu comentário!
      Que bom que deu certo! As vezes eu me pego pensando nessa imagem.. Do avião sobrevoando e eu vendo lá de cima as quedas dáguas!
      É incrível!

  9. Percebi que alguns hoteis nao oferecem as vans para o Cassino ou para o free shopping da Argentina, principalmente qdo ha galpao turistico. Uma pena que os turistas nao tem acesso aos telefones para entrar em contato com esses lugares.

  10. Olá Carol!
    estou com viagem programada e acabei de alterar os lugares para ida.
    Obrigado pelas dicas.

    • Depois me conta se deu certo!
      Não é garantido, mas é mais provável!
      Estou na torcida!


Deixe uma resposta

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

