Publicado por: Carol | 22/06/2010

Reciclagem – Óleo de Cozinha

Você compraria no mercado um produto altamente calórico, que prejudicasse a sua digestão, que aumentasse a chance de você desenvolver câncer, que estragasse a sua rede de esgoto, que poluisse rios e mares matando os peixes e a vegetação?

Sim, você compraria! Ninguém resiste a uma batata frita, um bolinho de queijo, um pastel ou qualquer alimento frito.

A ingestão de frituras não é saudável, mas pode-se saborear uma batata frita ocasionalmente sem culpa, contanto que você faça disso uma exceção na sua alimentação.

Além de ser prejudicial a saúde, o óleo usado nas frituras, quando despejado na pia, gera entupimento de canos e poluição dos rios. Esse óleo cria uma camada de lixo na superfície do rio e impede que a luz e o oxigênio cheguem nos seres vivos que lá habitam.

Para ajudar o meio-ambiente, após usar o óleo, espere esfriar e despeje-o em uma garrafa bem fechada. Junte uma quantidade razoável de óleo e leve para um local que receba esse tipo de material.

A ONG Ecóleo recebe o óleo de cozinha usado em frituras através de seus eco pontos.

Você pode optar pelos eco pontos de São Paulo,  de São Bernardo do Campo, de Porto Alegre, ou pelo único eco ponto em Brasilia ou em qualquer eco ponto próximo a sua casa.

Saiba mais sobre reciclagem acessando os post´s sobre reciclagem de vidro, coletas de chapas de raio-x,  embalagens Tetra Pak e onde deixar seu lixo eletrônico. Veja onde deixar seu lixo reciclável.

Anúncios

Responses

  1. Até que existem bastante eco pontos para a entrega do óleo. A parte mais dificil ao meu ver é armazenar em casa e separar o óleo de forma adequada. A maioria das pessoas joga ele no esgoto que é a pior solução.

  2. Infelizmente a população tem o péssimo hábito de jogar o óleo no esgoto, se não tiver um ponto de coleta perto de casa colocaque o óleo numa garrafa bem fechada e jogar junto com o lixo comum, não é o mais correto, mas ainda é melhor que jogar no ralo da pia, indo parar nos rios.

    Na rede Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem existem pontos de coleta de lixo e em algumas lojas eles recolhem óleo também. Para saber os endereços o site do Grupo PA é: http://www.grupopaodeacucar.com.br/responsabilidade-socioambiental/ambiental/reciclagem.htm

  3. Legal a matéria, quase não uso óleo, afinal não cozinho muito (risos) mas e legal saber, preciso achar um pto de entrega perto de casa. Alias, o q eles fazem com o óleo?

    • Não sei o que eles fazem com o óleo. Vou mandar um e-mail perguntando!

  4. Olá Carol,
    Muito boa a reportagem.
    Vale ressaltar que o óleo tem diversas finalidades: Biodiesel, desmoldantes, massa de vidro, ração animal,tintas e vernizes, graxas e óleos lubrificantes.

    Antes de ser transformado, o óleo que outrora era descartado incorretamente, é processado e filtrado para receber aditivos que o transforma em uma outra matéria prima ou produto.

    Acesse o nosso site e tenha mais informações: http://www.ecoleo.org.br

    Um abraço!
    Levi Torres

  5. muito bom os comentários s/ a reciclagem do oleo de cosinha.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: